Escritório Advocacia em Jaú

COBRAR DÍVIDA JÁ PAGA GERA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORIAS, REAFIRMA O STJ.

Divida_paga_Coroa_Cruz

Cobrar uma dívida já paga causa dano moral a quem foi constrangido. Essa é uma jurisprudência pacífica do Superior Tribunal de Justiça, explicou a ministra Nancy Andrighi, em caso no qual negou recurso de uma empresa farmacêutica condenada por danos morais causados a outra empresa em razão de protesto de título feito após pagamento em atraso.

O caso envolveu um boleto bancário cujo vencimento estava previsto para 6 de março de 2008 e que, apesar de pago com atraso no dia 13, foi protestado no dia 26 de março.

A sentença da 3ª Turma do STJ declarou a dívida inexigível, cancelou o protesto e condenou a empresa farmacêutica, juntamente com o banco emissor do boleto, ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 8.175. O Tribunal de Justiça manteve a decisão.

Constrangimento evitável
No STJ, a relatora, ministra Nancy Andrighi destacou que a jurisprudência do tribunal é pacífica no sentido de que o protesto indevido de título cambial e documentos de dívida causa danos morais à pessoa jurídica.

Por outro lado, entende-se que o protesto de títulos não pagos configura o exercício regular de um direito e, portanto, não gera danos morais, situação que repassa ao devedor a incumbência de fazer o cancelamento do registro.

No caso julgado, entretanto, Nancy Andrighi entendeu não ser possível desprezar o fato de que a empresa só protestou o título mais de dez dias após o pagamento feito em atraso, “prazo suficiente para que credor e o banco-mandatário tomassem as medidas necessárias para evitar o constrangimento que, após o pagamento, torna-se ilegal”. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ. 

REsp 1.414.725

Fonte: facebook/conjur

 

www.advogadocardoso.com.br

Cidades Atuantes da Advocacia Cardoso:
Jaú
Pederneiras
Bocaina
Itapuí
Boracéia
Dois Córregos
Mineiros do Tietê
Igaraçu do Tietê
Barra Bonita
Brotas
Boa esperança do Sul
Bariri
Guarapuã
Itaju
Santa Maria da Serra
Torrinha
São Manoel
Macatuba
Dourado

Escreva seu comentário

*